BOMBEIRO DE AERÓDROMO (GBA)


O Grupamento de Bombeiros Aeródromos (GBA) da Guarda Civil Municipal de Varginha, lotado no aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, realiza diuturnamente fiscalização do espaço, estando em pronta resposta para possíveis incidentes ou acidentes aéreos.

Hoje, sob a supervisão do Subinspetor Nunes, a equipe realiza este cumpre as normas de segurança exigidas pela ANAC (Resolução 279/2013), o que colabora com a manutenção do Aeroporto de Varginha como apto e cadastrado oficialmente no ROTAER para desempenhar diversas atividades aéreas.

Para estarem aptos a compor o GBA, os Guardas Civis Municipais de Varginha participaram de um curso de capacitação de formação de bombeiro de aeródromo do Projeto de Formação de Bombeiros Aeródromos, patrocinado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR).


Treinamentos

Os exercícios semanais consistem em repassar todos os procedimentos a serem adotados caso ocorra algum incidente/acidente com qualquer tipo de aeronave que se utiliza da pista do aeroporto, quer seja para o embarque e desembarque de passageiros, de mercadorias, voos panorâmicos ou mesmo para o abastecimento, sendo este último o mais frequente uso das instalações no Aeroporto de Varginha.

Para a realização do exercício completo os agentes se utilizam de todos os equipamentos necessários e disponíveis, como vestimenta especial para o combate direto às chamas, capacetes, botas e luvas, utilização dos veículos e das mangueiras no combate a incêndios, além dos materiais necessários para o resgate das possíveis vítimas.