O Centro de
Comunicação (Cecom) da Guarda Civil Municipal é coordenado por integrante do
quadro de carreira da GCMV. As ocorrências atendidas pela Guarda Civil
Municipal são armazenadas em um banco de dados necessários para manter os
registros arquivados. Constituindo assim
um sistema integrado de informações, para fins de monitoramento e avaliação.
Os registros
servem também para fins estatísticos e efetuar diagnósticos da dinâmica
criminal:
-
identificar os indicadores da criminalidade;
- identificar
os indicadores sociais;
- manter
dados oficiais relativos ao atendimento de contravenções, crimes, atos
infracionais e incivilidades registradas, proporcionando fonte de consulta às
instituições públicas do município.
Tais
procedimentos e rotinas caracterizam-se de vital importância, para a
continuidade dos serviços.
Monitoramento
de alarmes dos patrimônios
Os
patrimônios públicos equipados com alarmes são monitorados em uma central
instalada no Cecom, constando todas as informações necessárias de cada patrimônio:
endereço, telefones para contato com funcionários, setores que estão instaladas
os sensores, etc.
Quando há
disparo de alarmes, a central informa o local de origem do disparo, enviando
imediatamente uma guarnição para o local, e assim vistoriar o patrimônio e
tomar as providencias cabíveis.
Sistema de
naturezas
Para
facilitar a comunicação, registros e estatísticas das ocorrências, na Guarda
Civil Municipal, existe o Sistema de Naturezas, utilizado na comunicação
interna da Guarda Civil Municipal, para identificação e registro de
ocorrências, comunicação de rádio transceptores, identificação de agentes da
Guarda Civil Municipal, identificação de áreas, setores e postos de Vigilância.