CENTRO DE COMUNICAÇÃO (CECOM)


O Centro de Comunicação (Cecom) da Guarda Civil Municipal é coordenado por integrante do quadro de carreira da GCMV. As ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal são armazenadas em um banco de dados necessários para manter os registros arquivados. Constituindo assim um sistema integrado de informações, para fins de monitoramento e avaliação.

Os registros servem também para fins estatísticos e efetuar diagnósticos da dinâmica criminal:
- identificar os indicadores da criminalidade;
- identificar os indicadores sociais;
- manter dados oficiais relativos ao atendimento de contravenções, crimes, atos infracionais e incivilidades registradas, proporcionando fonte de consulta às instituições públicas do município.

Tais procedimentos e rotinas caracterizam-se de vital importância, para a continuidade dos serviços.


Monitoramento de alarmes dos patrimônios

Os patrimônios públicos equipados com alarmes são monitorados em uma central instalada no Cecom, constando todas as informações necessárias de cada patrimônio: endereço, telefones para contato com funcionários, setores que estão instaladas os sensores, etc.

Quando há disparo de alarmes, a central informa o local de origem do disparo, enviando imediatamente uma guarnição para o local, e assim vistoriar o patrimônio e tomar as providencias cabíveis.


Sistema de naturezas

Para facilitar a comunicação, registros e estatísticas das ocorrências, na Guarda Civil Municipal, existe o Sistema de Naturezas, utilizado na comunicação interna da Guarda Civil Municipal, para identificação e registro de ocorrências, comunicação de rádio transceptores, identificação de agentes da Guarda Civil Municipal, identificação de áreas, setores e postos de Vigilância.